quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

The Dissociatives


The Dissociatives é uma banda alternativa da Áustralia, fruto da colaboração entre Daniel Johns (Silverchair) e Paul Mac (DJ australiano).
Paul Mac vinha participando de algumas músicas do Silverchair desde a época de Freak Show (1997) e, consequentemente, a amizade de ambos vinha crescendo. Após o final da turnê do álbum Neon Ballroom a banda decidiu tirar um tempo de férias e, nesse período, Daniel Johns e Paul Mac trabalharam em algumas músicas que acabaram por serem lançadas em um EP chamado I Can't Believe It's Not Rock. Tratava-se de algo músicalmente bem diferente do Silverchair. Havia diversos elementos eletrônicos, além de o "famoso" peso das guitarras de Daniel Johns terem sido colocadas de lado.
Em seguida, Daniel Johns voltou a trabalhar nas composições do sucessor de Neon Ballroom, o álbum Diorama (que será abordado futuramente neste blog). Durante a gravação de Diorama, Daniel Johns foi acometido de uma doença rara chamada Artrite Reativa, que teve seu "pico" durante os primeiros shows de divulgação do disco. A doença fez com que ele ficasse impossibilitado de tocar e andar inclusive, deixando-o de cama e assim adiando os planos para a divulgação do disco. Isso colaborou em partes com as fracas vendas de Diorama e algumas críticas não muito favoráveis ao disco, além de um desgaste com sua gravadora da época.
Após o final da turnê Across the Night (turnê de divugação do Diorama), Daniel Johns passou a compor, junto com Paul Mac, as músicas do disco homônimo The Dissociatives.
O álbum em nada lembra o Silverchair ou, até mesmo, o EP (embrião) I Can't Believe It's Not Rock. Trata-se de um álbum descontraído, "alegre" e com uma levada pop/rock, com diversos efeitos eletrônicos (muito bem introduzidos), entre outros instrumentos. Daniel Johns não deixou as guitarras de lado, trabalhando muito bem nas melodias das músicas. Além disso, um dos pontos fortes do álbum é o vocal do Daniel Johns, que ficou belíssimo, além dos backing vocals que ficaram excelentes (os melhores feitos pelo Daniel, até hoje).
Destaque para as músicas Somewhere Down the Barrol, Horror With Eyeballs, Young Man Old Man (You ain't better than the rest) e Aaangry Megaphone Man.
O álbum teve um sucesso mediano, já que foi um álbum sem grandes pretensões e divulgação.




Tracklist:
1 - We're the Much Preferred Costumers
2 - Somewhere Down the Barrol
3 - Horror With Eyeballs
4 - Lifting the Veil from the Braille
5 - Forever and a Day
6 - Think in Reverse
7 - Paris Circa 2007Slash08
8 - Young Man, Old Man (You Ain't Better Than The Rest)
9 - Aaängry Megaphone Man
10 - Sleep Well Tonight
Bonus:
11 - Thinking In Reverse (Stereogamous Extension)
12 - Goodnight (Prop Sleepyheadz Mix)

Um comentário: