domingo, 17 de janeiro de 2010

Jeff Buckley - Grace



Jeffrey Scott Buckley (Anaheim, Califórnia, 17 de novembro de 1966 —- 29 de Maio 1997) foi um cantor, compositor e guitarrista norte-americano. Conhecido por seus dotes vocais, Buckley foi considerado pelos críticos umas das mais promissoras revelações musicais da sua geração. Entretanto, Buckley morreu afogado durante um mergulho no Wolf River, afluente do Rio Mississipi, em 1997. Jeff deixou apenas um álbum, Grace, completo em sua carreira solo.




“Grace” chegou às lojas em agosto de 1994 e foi imediatamente aclamado pela crítica e por artistas como Paul McCartney, Chris Cornell, Bono (“Jeff Buckley é uma gota cristalina num oceano de ruídos”) e Jimmy Page (“Quando o Plant e eu vimos ele tocando na Austrália, ficamos assustados. Foi realmente tocante”). Apesar disso e dos esforços promocionais (longa turnê de dois anos, dois videoclips), “Grace” vendeu muito menos do que o esperado. A música de Buckley era considerada fora dos padrões do grunge e do RAP que predominavam na época e pouco comercial para as rádios FM. É um disco com um instrumental muito bem trabalhado. Guitarras marcantes, um ótimo trabalho no contra-baixo e bateria em geral. Porém, marcante mesmo, é a voz de Jeff.


Apesar da morte trágica, Jeff Buckley vem cada vez mais conquistando novos fãs. Artistas como Coldplay, Muse entre outras bandas não cansam de mencionar Jeff como suas principais influências. Além disso, “Grace” vem constantemente sendo citado como um dos melhores álbuns de todos os tempos. Quem conhece a obra de Jeff Buckley sabe que isso não é exagero.





1. Mojo Pin
2. Grace
3. Last Goodbye
4. Lilac Wine
5. So Real
6. Hallelujah
7. Lover, You Should've Come Over
8. Corpus Christi Carol
9. Eternal Life
10. Dream Brother


Nenhum comentário:

Postar um comentário